CIRURGIA METABÓLICA
A cirurgia metabólica é um procedimento cirúrgico destinado a pessoas com diabetes tipo 2 e obesidade (IMC acima de 30) que não estejam conseguindo obter sucesso no controle da glicemia e das doenças associadas, como a hipertensão e o colesterol alterado, através do uso de medicamentos.
Na cirurgia metabólica ocorre o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica. A diferença entre as duas é que a cirurgia metabólica visa o controle da doença. Já a cirurgia bariátrica tem como objetivo a perda de peso, com as metas para contenção das doenças, como o diabetes e hipertensão, em segundo plano.
Dentre os benefícios da cirurgia metabólica está o controle ou até mesmo a remissão de várias doenças potencialmente graves, como:⠀
- Diabetes;
- Hipercolesterolemia;⠀
- Hiperuricemia;⠀
- Hipertensão;⠀
- Esteatose Hepática;⠀
- Síndrome dos Ovários Policísticos;⠀
- Parte da Síndrome Plurimetabólica.⠀
Com a resolução do CFM em 2017 as pessoas passaram a ter a cirurgia metabólica como opção terapêutica caso o tratamento clínico não apresente resultados. As normas estabelecem que estão aptos os pacientes:
- Com diabetes tipo 2, diagnosticado há menos de 10 anos
- IMC superior a 30 kg/m²;
- Com mais de 30 e no máximo 70 anos;
- Parecer médico que aponte a resistência ao tratamento clínico com antidiabéticos orais e/ou injetáveis, mudanças no estilo de vida
- Tenha comparecido ao endocrinologista por no mínimo dois anos